Saúde

5 dicas para controlar a glicemia

Controlar a glicemia é indispensável para pacientes com diabetes, reduzindo o risco de complicações e desfechos desfavoráveis a longo prazo, mas também é uma ferramenta valiosa para aqueles que só buscam uma vida mais saudável.

E ainda que não exista fórmula mágica para alcançar esse objetivo, alguns passos estão sempre presentes nas receitas de sucesso: conhecimento sobre o assunto, estar em dia com os exames e orientações do nutricionista e incluir atividades físicas na rotina.

Se você já segue esses passos e quer de saber o que mais pode fazer para controlar a glicemia, fique atento a essas dicas:

Controle seu peso

A obesidade, junto com a alimentação desequilibrada, é um dos fatores de risco para o descontrole glicêmico e evolução para a diabetes tipo 2, principalmente se a gordura estiver acumulada ao redor da cintura.

Isso porque a gordura afeta a produção e a atuação da insulina, hormônio que regula a entrada de glicose nas células e mantém a glicemia (taxa de açúcar no sangue) controlada.

Prefira alimentos com carboidratos de baixo índice glicêmico

Os carboidratos com baixo índice glicêmico são absorvidos mais lentamente pelo organismo. Isso significa menos picos de glicemia e menor produção de insulina para controlá-los logo após as refeições.

Para encontrar os alimentos de baixo índice glicêmico, busque composições com altas quantidades de fibras e água. Fazem parte do grupo: cereais integrais (chia, aveia, arroz, pães e massas integrais), legumes (batata doce, abóbora, brócolis e cenoura) e frutas (pera, morango, maçã, abacate e banana).

Bônus: além de controlar a glicemia, os alimentos com carboidratos de baixo índice glicêmico também são aliados nas dietas, promovendo a sensação de saciedade.

Mantenha uma rotina alimentar consistente

Respeitar os horários das refeições é uma das regras de ouro para manter a glicemia sob controle. E na hora de estabelecer uma boa rotina alimentar é importante, principalmente para os diabéticos, considerar três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches entre eles, com no mínimo duas horas de intervalo.

Cuidado com bebidas alcoólicas

Além de serem muito calóricas, as bebidas alcoólicas possuem outros pontos de atenção para diabéticos: descontrolam a glicemia, facilitando episódios tanto de hiperglicemia quanto de hipoglicemia.

Isso acontece porque o álcool interfere na ação da insulina, dos secretagogos de insulina e do glucagon, aumentando o risco de hipoglicemia em indivíduos que fazem uso dessas substâncias no controle do diabetes.

Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, a ingestão diária de álcool para adultos com diabetes deve ser limitada a uma dose ou menos para mulheres e a duas doses ou menos para homens.

1 dose = 150 mL de vinho (uma taça), 360 mL de cerveja (uma lata pequena) ou 45 mL de destilados (uma dose com dosador-padrão).

Aumente o consumo de fibras alimentares

A Organização Mundial da Saúde sugere que o consumo de fibras alimentares seja de no mínimo 25g por dia. Isso porque as fibras estão ligadas a níveis de colesterol mais baixos, menor incidência de câncer, controle do diabetes e a regulação da microbiota intestinal.

No controle glicêmico as fibras solúveis contribuem na moderação da absorção dos carboidratos, tornando mais lenta a velocidade que a glicose entra na corrente sanguínea e evitando picos. Já as fibras insolúveis agem contribuindo para a saciedade e para o controle de peso.

As fibras são encontradas nos vegetais, principalmente em folhas, talos, sementes e bagaços. As principais fontes alimentares são frutas, verduras, legumes, farelo de aveia e de cevada, semente de linhaça, além de leguminosas como feijão, ervilha, grão de bico e lentilha.

Fonte: https://prodiet.com.br/blog/2021/05/24/dicas-para-controlar-glicemia/

« Voltar